quinta-feira, 19 de maio de 2011

Formula Truck - uma paixão sem limites

 
Eu Sergio Pessoa dentro do caminhão da Formula Truck numero 83 pilotado pelo Regis Boessio que ficou em quarto lugar na etapa carioca da formula truck em Jacarepagua em 2011.
Eu sou um apaixonado por automobilismo e principalmente pela Formula Truck, e tive o privilegio de assistir as 2 unicas etapas da categoria no Rio de Janeiro, e neste ano de 2011, a maior categoria automobilística do continente, a Fórmula Truck está na sua temporada de número 16. Desde 2009 passou a ser um campeonato Sul-Americano, já que disputou sua primeira prova fora do Brasil, em Buenos Aires, na Argentina. Com 23 pilotos formando o grid de largada, sendo duas mulheres (Debora Rodrigues - equipe RM / Wolkswagem , e Cristina Rosito - equipe DF / Ford), é, sem dúvida, o maior evento automobilístico nacional, sendo responsável por grandes públicos por todos os autódromos por onde passa e passou.
 
Criada pelo santista Aurélio Batista Félix teve seu primeiro campeonato oficial em 1996, após a tão esperada homologação da CBA – Confederação Nacional de Automobilismo, que só aprovou a proposta após inúmeros testes e certificações.
Parte integrante das corridas, o Show de Caminhões, fazendo suas manobras radicais, realizado pelos irmãos Dani, Gabi e Jr, pode ser considerado um evento a parte, já que é um número único, e que, tem total aceitação por parte do público que lota as arquibancadas.
 
Caminhão de transmissão da TV
Com grandes empresas ao lado, a Fórmula Truck é transmitida oficialmente pela TV Bandeirantes, emissora oficial e parceira da categoria, onde o apresentador Teo José esbanja competencia e total envolvimento com a categoria. Ao todo são dez etapas ao longo do ano, incluindo a etapa internacional, realizada em Buenos Aires, na Argentina, e a média de publico chega a 45 mil pessoas. Infelizmente o Rio de Janeiro só sediou a Formula Truck 2 vezes, em 2010 e 2011.



A etapa da cidade do Rio de Janeiroem 2011, no autodromo de Jacarepaguá foi realizada no dia 03 de abril, foi a ultima oportunidade de se ver a Formula Truck na cidade do Rio de Janeiro, pois o autodromo sera demolido em novembro de 2011 para construção do Parque Olimpico, para as olimpiadas de 2016.
Eu Sergio Pessoa com a piloto Debora Rodrigues

Com 23 pilotos no grid (sendo 2 mulheres), hoje a Formula Truck é a unica categoria verdadeiramente de marcas no Brasil, pois 6 montadoras se envolvem diretamente na preparação e patrocinio total das equipes, como a Volkswagem, Mercedes Benz, Volvo, Scania, Iveco e Ford.
Eu Sergio Pessoa com o piloto da Equipe do Corinthians Roberval Andrade
A maior novidade para os fãs da Formula Truck, é que em 2012 a categoria terá mais 2 etapas internacionais em Miami e na Cidade do México, e não para por ai, pois a idéia e atrair mais montadoras e chegar na Europa (etapa de Portugal) em 2016.
Eu Sergio Pessoa ao lado da piloto Cristina Rosito e o piloto Danilo Dirani da Ford no box da equipe no autodromo de Jacarepagua

Para se ter uma noção da grandeza desta categoria, a Fórmula Truck é responsável pelo segundo maior público do Autódromo de Interlagos, ficando atrás apenas da Fórmula 1, com cerca de 70 mil pessoas.
A categoria hoje é presidida por Neusa Navarro Félix, esposa de Aurélio, que passou a dirigir a categoria após o falecimento do grande idealizador, em 2008. A sede da categoria fica em Santos/SP, cidade natal de Aurélio e sua família.
Eu Sergio Pessoa em frente ao boxe da equipe da Mercedes Benz
Eu Sergio Pessoa em frente ao boxe da Equipe do Flamengo
Cokpit de um formula truck
A musa da Formula Truck: Piloto Debora Rodrigues
30 mil pessoas assistem a ultima vez que a Formula Truck veio no Rio de Janeiro em 2011
O publico vibra nas arquibancadas do autodromo de Jacarepagua
Eu na mureta dos boxes vendo a vitoria da equipe Mercedes que fez dobradinha em Jacarepagua em 2011 com Piquet em primeiro e Cirino em segundo lugar
Comemoração no podium na etapa 2011 em Jacarepagua com a vitoria de Geraldo Piquet
Eu dentro do boxe da equipe do Flamengo assistindo a corrida

Nenhum comentário:

Postar um comentário