terça-feira, 24 de maio de 2011

Agressões a Motoristas de Onibus no Rio de Janeiro virou rotina

Ser motorista de onibus na cidade do Rio de Janeiro é uma loucura. Ja não basta a pressão que as empresas fazem sobre estes profissionais, ter que aguentar o transito carioca abarrotado de carros de passeio que dão fechadas propositais nos onibus e atrapalham a boa circulação dos coletivos, não é fácil e nada tranquilo.
90% dos passageiros são falsos e mentirosos quando dão entrevista na imprensa e dizem que o motorista de onibus na cidade corre muito e dão freadas bruscas, e esquecem de dizer que se um motorista andar devagar ele é pressionado aos gritos pelos passageiros a correr mais: "anda seu murrinha, eu to atrasado!" ou "seu deitão!"

Carros de passeio param no lado direito da pista para desembarque de passageiro e atrapalham a circulação dos onibus e as autoridades de transito não veem isso. Carros de passeio fazem o que querem no transito carioca e não são punidos ou tachados pela imprensa, mas qualquer coisa que um motorista de onibus faz de errado, é motivo para espancamento, surra, agressões fisicas e verbais e até com a morte do profissional, como ja aconteceu em varios casos na cidade em 2011.

Um exemplo é o caso do motorista Rodrigues que teria pedido passagem ao bombeiro, que estava com seu carro de passeio estacionado no meio da rua, atrapalhando o trânsito. Ao invés de sair, ele fez um gesto para que o motorista passasse. Ao tentar passar, o ônibus encostou no carro. Rodrigues parou o coletivo, desceu e foi ver se houve algum estrago. O sobrinho do bombeiro teria alertado que não houve danos.
Mesmo assim ele saltou do carro, deu uma "gravata" no motorista, enquanto outro homem que estava no carro dava socos e pontapés. O cobrador do ônibus, Nilo João Pereira, tentou ajudar o colega, mas acabou sendo atingido também, na boca e na costela. Já Rodrigues quebrou o nariz e teve ferimentos no olho, na boca, na costela e na cabeça.
E os assaltos que viraram rotina nas viagens pela cidade. As cameras internas que dizem coibir os assaltos é tudo uma farsa, pois a policia não vai atras dos bandidos e a empresa de onibus ainda obriga o motorista a pagar todo o dinheiro que foi roubado, pois na verdade a camera interna não é para nossa segurança, e sim para vigiar o motorista. Esta é uma profissão que eu jamais trabalharia, pois aguentar todos os tipos de agressões e um bando de passageiros estressados com a demora do onibus, com os onibus lotados, com o transito insuportavel, não da pra deixar um ser humano tranquilo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário