quarta-feira, 11 de maio de 2011

Empresa de telefonia celular CLARO eleita pelos Procons a empresa que mais lesa o consumidor no Brasil

Fazendo um levantamento sobre o ranking de reclamações dos Procons dos principais Estados do Brasil (RJ, SP, MG, RS, PR, PE, BA, CE, AM, e DF) consegui levantar em numeros um ranking das empresas que mais lesam o consumidor ou que lesaram o consumidor entre os anos de 2010 e 2011.
São registros de queixas de consumidores que tiveram problemas com entrega de produtos e serviços mal prestados, ou contratos, alem de cobrança abusiva e indevida na fatura.
Por concidencia as empresas de telefonia lideram o ranking, sendo a CLARO lider em todos os Estados pesquisados.
Em primeiro lugar disparado está CLARO com 4022 reclamações, em seguida vem a VIVO (3370), ITAU/UNIBANCO (3228), OI telefonia fixa (3070), BRADESCO (3056), AMERICANAS.COM (3012), AMIL (2996), SUBMARINO (2987), BANCO DO BRASIL (2956), SHOPTIME (2902), GVT (2888), SONY ERICSSON (2875), MEMORIAL SAUDE(2832), COMPRAFACIL (2820), TIM CELULAR (2812), GOLDEN CROSS (2780), TELEFONICA (2757), SKY (2680), UNIMED (2656), PONTOFRIO.COM (2632), EMBRATEL LIVRE (2618), MEDIAL SAUDE (2590), WALMART (2586), OI CELULAR (2534), MAGAZINE LUIZA (2444), BANCO IBI - CRED (2320), LOJAS PONTO FRIO (2318), NOKIA (2280), CASAS BAHIA (2274), NET (2170), OI VELOX (2018), TAM (1968), AMPLA (1825), GOL (1770), LIGHT (1678), CEDAE (1520), CYRELA construtora (1440).

O objetivo da divulgação é dar ao consumidor melhores condições para exercer seu direto à escolha na hora de contratar produtos e serviços pela internet, mostrando a ele quais são as empresas desse segmento que mais descumprem os contratos. “Não há pior castigo para uma empresa do que ser deixada de lado pelo consumidor.”, declara o diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

As queixas apontadas referem-se às cartas de informações preliminares (CIPs) emitidas aos fornecedores reclamados. As CIPs são encaminhadas logo após o primeiro contato do consumidor com o atendimento do Procon e questionam o procedimento da empresa. Os problemas registrados na instituição foram relativos a não entrega ou demora na entrega do produto, produto entregue diferente do pedido e não fornecimento do serviço.

Desde 2009, Fundação Procon-SP autuou 340 empresas e aplicou R$ 32 milhões em multas por violação à Lei da Entrega. O Cadastro de Reclamações Fundamentadas, que será divulgado em meados de março pelo Procon-SP, traz o levantamento no último ano do total de consumidores [editado pelo Reclame Aqui] pela má prestação dos serviços de entrega dos produtos.

Canal de Atendimento eletrônico exclusivo para e-commerce e problemas na entrega
Desde outubro de 2010, o Procon-SP abriu em seu site um canal eletrônico de atendimento, exclusivo para os consumidores que tiveram problemas com e-commerce. O consumidor do estado de São Paulo que enfrenta problemas com compras feitas via internet pode efetuar reclamação pelo site da Fundação Procon-SP.

Dos variocasos registrados no período mencionado, 1.577 entraram pelo canal eletrônico de atendimento, ou seja, mais de 32% do total. As empresas de e-commerce mais reclamadas foram: Americanas.com / Submarino / Shoptime, Comprafacil, Pontofrio.com, Walmart, Brands Club, Centauro, Fatordigital / Planetaofertas, Ricardo Eletro, Tim, Saraiva / Siciliano.

Onde Reclamar
O consumidor que tiver problemas com entrega de produtos ou serviços deve procurar a Fundação Procon ou o órgão de defesa do consumidor de sua cidade.

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