domingo, 29 de maio de 2011

Autódromo Mestre Alvaro – cidade de Serra – ES

Após falarmos do Autódromo de Jacarepaguá, na cidade do Rio de Janeiro, nesta série de matérias sobre os autódromos do Brasil, falaremos agora sobre o pouco conhecido autódromo Mestre Alvaro no Estado do Espirito Santo.




O autódromo leva esse nome devido a se localizar ao sopé do Monte Mestre Álvaro. Localizado no bairro de Barcelona, no municipio de Serra, o autódromo foi construido pelo empresário Geraldo Backer, o Bata, que é o dono da rede de postos de combustiveis BKR.


Com um traçado curto e sem muitas saídas de escape, sendo impraticável uma categoria mais potente, o autódromo conta com seus 1008 metros de extensão, com a maior reta medindo 215 metros, e sendo o menor autódromo do Brasil ele não deixa de ser barulhento com sua Fórmula BKR. Fórmula BKR? Sim, um campeonato de carros de turismo, (pode se dizer: carros de rua modificados e adaptados para competição de velocidade) e com motores 1.6, e as provas têm transmissão ao vivo pela TV e média de 28 participantes. E muita gente assistindo. Ocasionalmente, ocorrem provas de motociclismo e arrancada.

O campeonato não é totalmente amador, pois além de se mostrar bem competitivo entre pilotos e equipes, a organização leva a sério o evento  que tem até patrocinador-master, como os pneus sul-coreanos Hankook, com forte presença em competições no mundo inteiro e a marca é patrocinadora e fornecedora oficial, por exemplo, do Campeonato Norte-americano de Turismo, além de ser a fornecedora da F-3 Alemã.
Em 2005, essa turma boa de braço fez até uma corrida de rua em Vila Velha, com chuva. BKR vem do nome de uma rede de postos de gasolina, até onde eu sei. E o dono é apaixonado por corridas e fez o autódromo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário